outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Origem da Arvore de Natal





               Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida
Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore? De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no Primeiro Domingo do Tempo do Advento, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação. “Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro.
 Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz Haas. 
De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até o Segundo Domingo do Tempo do Advento , tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do Terceiro Domingo do Tempo do Advento que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa.
 Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, afirma.

 Achei  aqui


Árvore de natal de fuxico

Entre as opções de árvore de natal artesanal, as feitas com fuxico é uma das opções preferidas, pois são delicadas e dão um toque diferente na decoração. Para fazê-las é preciso de tecidos nas cores desejadas, cola quente e um cone de papelão ou PVC do tamanho desejado. E essencial prática para fazer os fuxicos, os quais devem ter o mesmo tamanho e devem ser colados um do lado do outro. É possível colocar pisca-pisca de LED entre os furinhos do fuxico e uma estrela no ápice da árvore, dando um toque final na sua árvore de natal artesanal.
Modelos de árvores de natal de fuxico

Árvore de natal de revista

A árvore de natal artesanal feita de revista é a mais simples e indicada para projetos escolares para a decoração da escola e incentivo à criatividade através da reutilização de materiais recicláveis. É preciso somente de uma revista velha e para montá-la abra a revista e pule a capa, dobrando a primeira página em formato de triângulo, dobre novamente para formar outro triângulo menor, dobra a parte inferior para cima e em seguida repita os passos em todas as folhas seguintes. Para dar um toque especial na árvore pinte-a com tinta spray dourada ou prata e jogue glitter em pó. A sustentação e o tamanho da árvore artesanal irão depender do número de páginas e a grossura do papel. Você pode enfeitar também com lacinhos ou com o que desejar.
Modelos de árvores de natal de revista

Árvore de natal feita com pinhas

Além de serem usadas na decoração, às pinhas podem ser usadas para montar uma árvore de natal artesanal. Para montar a árvore artesanal de pinhas você irá precisar de pinhas secas, cola quente, um pedaço de madeira fina, serra de madeira e enfeites natalinos como o pisca-pisca e fitas coloridas. O pedaço de madeira deverá ser cortado em formato redondo, pois será à base da árvore artesanal e em seguida vá colando as pinhas lado a lado na parte de fora da madeira, colando uma em cima da outra, lembre-se de ir afunilando para poder formar um cone. Depois de pronta, pinte as pinhas da cor que desejar com tinta spray e finalize com fitas coloridas ou festão e pisca-pisca.
Modelos de árvores de natal feitas com pinhas

Árvore de natal de garrafas pet

Assim como a árvore de natal artesanal feita com revistas as de garrafas pet também é uma opção criativa para projetos escolares, entretanto, muitas pessoas optam pela árvore de natal artesanal de garrafa pet para preservar o meio ambiente. Para fazê-la é preciso de muitas garrafas pet de preferência na cor verde, tesoura, vela, cabo de ferro, vaso, areia e enfeites natalinos. Em primeiro lugar coloque a areia no vaso e fixe o cabo de ferro. Depois tire o fundo da garrafa pet e corte em tiras de 2 cm e queime levemente na vela para dar um efeito na árvore e vá colocando no cabo até formar a árvore artesanal. No ápice da árvore coloque garrafas pet de 1 litro para afunilar e formar a árvore e depois decore com os enfeites natalinos.
Modelos de árvores de natal feitas com garrafa pet

Árvore de natal de balas

Uma maneira diferente de decorar a casa ou a mesa de trabalho é com a árvore de natal artesanal feita de balas que podem ser comestíveis ou de isopor. Você irá precisar de um cone de isopor, cola quente, balas coloridas, festão colorido e cordão de bolinhas douradas. Para montar é só colar as balas uma ao lado da outra e decorar com os enfeites.
Modelos de árvores de natal feitas com balas
Essas árvores de natal artesanal são ótimas opções para quem realmente desejar fazer de seu natal inesquecível, diferente e de uma forma criativa!
 achei aqui


instruções de montagem.


Agora vejam alguns exemplos de como utilizar o molde em cima:



Uma outra forma de fazer uma árvore de Natal, é fazer um cone de papel. Depois basta ir colando pedaços de papel como mostra a figura abaixo:



Agora uma dica para fazerem e decorarem um pinheiro de Natal. Sigam as instruções na figura abaixo:




Artesanato para o Natal 

Faça uma arvore de natal usando livros velhos!

arvore de natal

  
Veja esta ideia para fazer uma arvore de natal usando reciclagem de revistas e livros velhos. Faça estas lindas árvores de natal!

 Faça uma árvore de Natal com arame!


Veja esta ideia de como enrolando um bonito arame num cone consegue fazer estas elegantes árvores de Natal!
Se gostou desta sugestão, partilhe! Obrigado!

Uma dica legal para o Natal, utilizando material reciclado como: cds, palito picole e sobras de papéis coloridos, é possível fazer uma variedades de enfeites para decorar a sua casa ou a sua escola no Natal.
Presépio feito com palito de picolé
Guirlanda feita com cds
Arvore feita com palito  picolé
estes reciclados achei aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!