outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sobre conversas em família

Este texto é de minha filha, vale muito ler. Família...nosso melhor alicerce...
"Hoje conversei um pouco com minha mãe, como naturalmente acontece em todos os almoços em família.  Mas essa conversa foi diferente. 
Em meio a risadas, piadas ruins, e pautas como politica, fome e carnaval, surgiu o assunto namoro.
 E, como já é de costume, todos começaram a brincar comigo - inclusive eu mesma - devido a minha solteirice, digamos que, extensa. Porém, depois de muitas brincadeiras, minha mãe resolveu falar algo filosófico. 
Ela disse algo como "filha, tu estas certa, deixou passar a época da euforia, dos nervos aflorados, para poder escolher com calma, seriedade e certeza, alguém para estar ao teu lado em um compromisso serio.". Confesso que na hora fiz ela repetir tudo, pois não acreditei de primeira no que ouvi. Mas, sim, minha mãe falou tudo isso.
Parei para refletir quantas pessoas já haviam me dito algo assim. Conclui que ninguém o fez. Decidi, então, procurar em minha memória quantas pessoas buscaram me animar quanto ao meu status de relacionamento, lembrando o quanto estar solteira é algo relevante para o engrandecimento e amadurecimento pessoal. 
Novamente, conclui que ninguém o havia feito. 
Encontrei apenas frases como "tu que tá certa, vai aproveitar a vida", "tu é muito nova pra te prender", "aproveita pra experimentar todos, depois tu escolhe um". Lembrei também de ouvir "tais encalhada, isso sim", "ta sozinha por que nenhum homem te quer", "tem que ser mais atiradinha pros homens chegarem". Claro que, em nenhum momento, as pessoas buscaram engrandecer meu nobre ato, e, sim, tentaram me diminuir, esquecendo que me enquadro melhor na expressão "solteira por opção".
Ainda não satisfeita - e sem acreditar nas conclusões que havia chegado - resolvi analisar conversas que tive com amigos e pessoas conhecidas. Para minha tristeza, poucas são as lembranças de mulheres que receberam apoio em sua decisão. Infelizmente, a grande maioria recebe piadas maldosas - e sem graça - por estar solteira.
Ao fim de todos esses pensamentos, perguntei a mim mesma: será mesmo que esse tal machismo teve fim? Será que só os homens são machistas? Ou vivemos em uma sociedade em que o pensamento masculinizado - apenas em alguns pontos, é claro - esta presente na consciência de todos os cidadãos? Ainda busco respostas para esses questionamentos e quero, um dia, responde-los por completo.
Enquanto isso, seguirei com as conversas em família. Quero ver quantas outras colocações serão capazes de despertar em mim tantos questionamentos.
Foi retirado do novo blog da Carol, dá uma olhadinha aki.

terça-feira, 25 de março de 2014

Reduza o consumo de sal e evite a retenção de líquidos


Quer entrar naquele jeans justérrimo e não sentir nenhuma gordurinha lutando contra a calça? Combata a retenção de líquidos.
Você pode investir em sessões de drenagem linfática, que costumam apresentar resultados a partir da terceira ou quarta visita ao
fisioterapeuta ou optar por um caminho ainda mais simples: reduzir o consumo de sal.
Abaixo,  cinco sugestões divulgadas pela Sociedade
Brasileira de Hipertensão para você se sentir mais leve e, de quebra, proteger seu organismo contra uma  série de doenças.
1. Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho.
2. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho de soja e caldos concentrados. E atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote.
3. Cuidado com o consumo de conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados, alimentos conservados em sal e salgadinhos.
4. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados.
5. Nunca tenha um saleiro à mesa.

terça-feira, 4 de março de 2014

Mais de 460 acidentes e 12 mortes registrados neste feriadão de Carnaval - RS

Nos primeiros dois dias de atuação nas ruas, estradas e rodovias gaúchas, a Operação Viagem Segura do feriadão de Carnaval registrou 465 acidentes. Até às 21h deste domingo, levantamento de Zero Hora indica que foram 12 mortes. No do casos mais recente, um motociclista morreu na BR-392, em Canguçu, no Sul 
A força-tarefa que pretende diminuir o número de acidentes contabiliza, ainda, 42,4 mil veículos fiscalizados e 8.075 infrações de trânsito, além de ter recolhido 521 veículos para depósito e 210 carteiras de habilitação. 

Nestes dois dias, foram aplicados 1.809 testes de bafômetro e 211 condutores alcoolizados foram retirados da direção. Entre eles, 66 incorreram em crime de trânsito e sofrerão processo penal. 
A Operação Viagem Segura teve início à meia-noite da sexta-feira e segue até a meia-noite de quarta-feira. As autoridades de trânsito ainda alertam para a previsão de chuva, que pode aumentar o risco de acidentes nas ruas.
CONFIRA AKI - ZERO HORA

segunda-feira, 3 de março de 2014

Torta de maça

INGREDIENTES
torta de maça, maça, doce, receita rapida, receita facil

 Massa:
1 e 1/2 pacotes de bolacha de maisena
200 g de margarina
 Recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 medida de leite na lata (ou caixa) do leite condensado
1 colher de sopa de amido de milho
4 maçãs pequenas sem casca e cortada em cubinhos
2 maçãs pequenas com casca cortada em fatias finas para decorar
1 pacote de gelatina incolor para cobrir a torta ( serve para deixar aquela aparência de brilho)

MODO DE PREPARO
Massa:
Triture as bolachas no liquidificador, derreta a margarina, com bastante cuidado para não queimar e  junte a bolacha triturada e a margarina em um recipiente e amasse bem com as mãos, até formar uma espécie de pasta
Coloque a mistura na forma com fundo removível, espalhando bem tanto no fundo quanto nas laterais, se faltar massa és só  repetir o processo até que haja massa suficiente
Levemente, fure a massa com um garfo e leve a forma ao forno pré aquecido a 180 graus, por 15 a 20 minutos (depende do forno)

Recheio:
Em uma panela misture o leite condensado, o leite, a baunilha e o amido de milho e  para não empelotar dissolva o amido de milho no leite antes de misturar com o restante dos ingredientes
Em fogo baixo misture até que o creme fique bem firme (no ponto de mingau)
Deixe esfriar um pouco, mexendo vez em quando para não empelotar,  junte as maçãs em cubinho ao creme. Coloque o creme sobre a massa e  coloque as fatias de maçã com casca para decorar.
Coloque a gelatina incolor para dar brilho
Leve à geladeira e deixe esfriar e  sirva.....
torta de maça, maça, doce, receita rapida, receita facil

Que tipo de forma usar?

Sempre fico na duvida quanto as assadeiras... me pergunto em algum momento qual a diferença de se assar um bolo em uma assadeira comum, ou em uma fôrma de furo no meio. Acho que é comum esta duvida, mas o que muita gente não sabe é que a escolha de uma fôrma incorreta pode colocar a receita a perder. Os formatos variados fazem a diferença no resultado das receitas.

Vamos tentar esclarecer a diferença... 

Assadeira
 - Pode ser redonda ou retangular. É boa para fazer bolos, brownies e massa de rocambole, que para assar precisam de uma área maior em contato com o calor. 

que forma usar

Fôrma de abrir (com o aro removível) - É indicada para o preparo de empadões e tortas, pois desenforma fácil. 


Fôrma canelada - Com ou sem buraco, é boa para gelatina e pudim. 

Fôrma de anel - O formato permite que o calor atinja o centro do bolo, assando-o uniformemente. O fundo redondo é bom para pudins e manjares. 

Fôrma para pão - São aquelas pequenas e mais fundas, que garantem que o pão asse por igual, inclusive nas laterais. A versão com tampa mantém o formato original do pão de fôrma. Esta forma também pode ser usada para o preparo de bolo inglês.
 


Fôrma de buraco no meio - Possui a mesma finalidade que a de anel, mas o fundo reto é ideal para bolos. 

Fôrma de fundo removível - É indicada para quiches e tortas, pois o fundo se solta e facilita o desenforme. 


Fôrma para brioche - Tem o formato desse pão, mas pode ser usada ainda para gelatinas e mousses. 

Fôrma para muffins e cupcakes - Tem o tamanho certo para assar esses bolinhos, mas usa-se também para mousses individuais e gelatinas. 


Fôrma para bom-bocado - É alta e estreita para assar bem a massa líquida. 


Fôrma para empadinha - São ideais para fazer salgados e tortas bem pequenas. 

Forminhas individuais - Com ou sem buraco no meio, são indicadas para tortinhas, gelatinas e pudins.


Todas receitas de tortas e quiches que faço, uso sempre a minha forma oval, que comprei na cidade de Rio Branco, num free shop...
Adorei esta forma! Uso sempre... podes ver aki, quiche de ricota e torta de maçatorta de maça...

Quiche de ricota super fácil.

torta ricota,torta ricota,quiche ricota,ricota, torta ricota,receita facil,receita rapid
Ingredientes

Massa:
  • 2,0 xícara(s) (chá) de Farinha de trigo comum
  • 2,0 colher (café) de Sal refinado
  • 1,0 colher (chá) de Fermento em pó químico
  • 3,0 colher (sopa) de Margarina com sal qualy light Sadia
  • 0,5 caixinha de Creme de leite light Nestlé
Recheio:
  • 300,0 grama de Ricota light
  • 0,5 xícara(s) (chá) de Leite longa vida integral Elegê
  • 5,0 grama de Orégano seco Masterfoods
  • 3,0 unidade média de Ovo de galinha inteiro
  • 2,0 colher (sopa) de Queijo parmesão ralado light faixa azul Vigor

Modo de preparo:


Peneire a farinha com o sal e o fermento em uma tigela grande. Faça um buraquinho no centro, adicione a margarina e o creme de leite. Com a ponta dos dedos, vá trabalhando a massa até ficar homogênea, sem grudar nas mãos. Coloque em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Abra a massa em um plástico e forre os fundos e as laterais de uma fôrma redonda de fundo removível, fure o fundo da massa com um garfo e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos.

Recheio: Misture a ricota amassada e o restante dos ingredientes. Amasse bem e despeje sobre a massa. Leve ao forno por 35 minutos ou até dourar.