outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Você já pensou que seu filhote vai crescer, ficar adulto e depois idoso!!!

Você já pensou que seu filhote vai crescer, ficar adulto e depois idoso!!!
Dinder, pintcher, cao, cachorro, idoso, velho, cadela,filhote
Quando adotamos um filhote, ficamos na empolgação do “fofo”, brincalhão, sapeca, mas não pensamos que um cão tem uma vida longa.

É eles vivem muitos anos, eles ficam idosos!

Na nossa família, atualmente temos uma idosinha: nossa amada Dindier, uma pinscher muito especial! Chegou em nossa casa, quando meus filhos eram crianças, o caçula tinha na época 3 anos, isso já fazem 13 anos!! Ela brincou com eles quando criança, cuidou deles quando adulta e hoje está idosa... e eles que cuidam dela.
Nossa velhinha, ainda cuida da casa e de todos. Sabe o horário de cada um e parece um despertador, acorda todos no horário. Não deixa jogar bola dentro de casa, briga muito se entrarem de skate na sala... enfim, ela organiza a casa a maneira dela!!
Mas com a idade, chegam também as dificuldades...
Você já pensou como vai ser quando seu cão ficar idoso? Tá preparado para isso?
Seria correto pensarmos quando adotamos um filhote... eles ficam velhos!!!
Deixo aqui algumas dicas de como lidar com cachorros idosos, claro que o mais importante é o amor e a paciência: pois é necessário !!!

Cães, como nós, envelhecem.

Envelhecimento conforme o porte
Cães pequenos envelhecem mais lentamente e vivem mais do que os grandes. Um Poodle pequeno, por exemplo, pode viver 18 anos. Já um Dogue Alemão vive apenas 9 anos, em média.
Alterações no metabolismo
Com o envelhecimento, normalmente, o organismo produz menos calor e gasta menos energia. O cão fica propenso a sentir mais frio e a engordar com mais facilidade, mesmo que continue comendo sempre a mesma quantidade de ração. Por sentir frio, passa mais tempo encolhido e treme frequentemente.
Oferecer uma casinha protegida do vento, com o fundo coberto por material isolante impermeável, contribui para o bem-estar do cão idoso. Roupas também podem ajudar. É mais importante proteger os cães do frio quando estão inativos ou dormindo – raramente eles sentem frio durante a prática de atividades. 

Dores nas articulações
O desgaste e a inflamação das articulações também são comuns nos cães idosos. 
Na maioria dos cães, existe tratamento para amenizar o desconforto e estimular o crescimento da cartilagem desgastada. Animais com esses problemas preferem não andar muito porque as caminhadas lhes causam dor.
 Outro sintoma comum é a dificuldade que o cão tem para se levantar após fazer atividade física. De certa maneira, não praticar exercícios pesados ajuda a evitar que o problema piore. Mas alguns cães ficam tão excitados com bolinhas e outros estímulos que podem não respeitar as limitações corporais. 
É preciso conter a excitação evitando corridas e saltos, para o cão não se machucar facilmente. 
Oferecer uma cama macia colabora para diminuir a pressão sobre as articulações, que é uma causa das dores provocadas por má circulação. Nesse caso, colocar um colchão na casinha do cão é uma boa alternativa. Para evitar as dores articulares, que se manifestam mais quando o cão se levanta, a tendência é ele passar mais tempo parado. Se antes do problema o cão se levantava e ia para outro lugar quando molestado por crianças, por exemplo, poderá passar a rosnar para afastar quem o incomoda. Por isso, convém oferecer aos cães que se encontram nessa situação locais resguardados de perturbações.

Mudanças nos sentidos
Visão, olfato e audição também podem ficar prejudicados com a idade. É comum o atropelamento de cães mais velhos, por não perceberem a aproximação do carro.
O cão de guarda idoso pode levar mais tempo para reconhecer pessoas amigas, inclusive os proprietários. Por isso, ajude-o a identificar você. Ao entrar na área onde ele fica, fale com ele e evite estar trajado de modo muito diferente do usual, como com chapéu e sobretudo se não for esse o seu costume.

Envelhecimento cerebral
O cérebro também sofre alterações com a idade e passa a ser cada vez menos flexível a novas rotinas e aprendizados. Mudar de casa, de ambiente ou de proprietário pode deixar o cão ansioso ou desorientado. Mesmo estando num lugar que conheça bem, o cão está sujeito a desorientar e a cair de uma sacada ou na piscina, por exemplo.

São males típicos do envelhecimento os distúrbios de caráter depressivo, compulsivo, bipolar (quando ocorre alternância entre depressão e mania), e o mal de Alzheimer, entre outros. Alguns sintomas decorrentes de tais males são o choro contínuo sem razão, distúrbios de sono, comportamentos repetitivos sem função alguma, como ficar lambendo a pata e ficar tentando por horas passar por espaços menores que o corpo. Para a maioria desses distúrbios, existem tratamentos feitos com remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos (de plantas). 
Advertência: não dê medicamento sem aval do seu veterinário.
Dinder, pintcher, cao, cachorro, idoso, velho, cadela,filhote
Se gostou do meu post, me recomende no G+1.