outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Arte e Percepção Visual

por Denise Lemos

O presente fichamento  foi realizada com base no livro, Arte e Percepção Visual –, escrito por– Rudolf Arnheim, Editora Thomoson  Pioneira.  O referido possui  mais de 500 paginas, distribuídas em 10 capítulos.
Fichamento - Capítulo 1 -  Equilíbrio
A estrutura oculta de um quadrado: Quando olhamos um quadrado e em seu interior um círculo, em posição qualquer, a impressão  que temos é de enxergar as distâncias entre esses objetos.  Não conseguimos ver  círculo e quadrado separados , pois a relação de espaço dentro do todo, faz parte do que vemos.
Quando vemos algo vemos o lugar como um todo, tendo  uma localização no espaço, uma posição na escala de tamanho, claridade ou distância. A experiência visual é dinâmica, o que uma pessoa ou animal percebe não é apenas um arranjo de objetos, cores e formas.
Se tivermos uma imagem de um  círculo incompleto, quando vemos  qua o parece um círculo está completo ou apena com uma falha. Os fatores ocultos na estrutura de um  quadrado, são forças ocultas. Um padrão visual consiste de algo mais que formas registradas pela retina.
Que são forças perceptivas?  As força   foi admitida  como real em ambos os domínios da existência, isto é, tanto como forças psicológicas como físicas. O observador vê atrações e repulsões nos padrões visuais como propriedades genuínas dos próprios objetos percebidos.  O artista não precisa preocupar-se  por estas forças não  estarem no pigmento da tela. A obra de arte é a imagem que se percebe, não a tinta.
Dois discos num quadrado:  Quando colocamos dois discos num quadrado não o vemos separadamente e sim simetricamente. Se posicionarmos um desses discos no “ponto morto” do quadrado (centro) criamos uma ambiguidade, mesmo a posição dele estando em uma área considerada inativa. Pois estes possuem um valor e função igual o tempo todo. Entrando assim a configuração e a localização espacial em contradição. Equilíbrio Psicológico e Equilíbrio Físico
“Numa obra de arte todos os elementos devem ser distribuídos de tal modo que resulte um estado de equilíbrio, deve-se saber como consegui-lo”..
Equilíbrio psicológico e equilíbrio físico: Para o físico, equilíbrio é estado no qual as forças, agindo sobre um corpo, compensam-se mutuamente. Algumas pessoas gostam de equilíbrio outras não. A definição é aplicável para o equilíbrio visual. Como um corpo físico, cada padrão visual finito tem um fulcro ou centro de gravidade. Nenhum método de cálculo racional conhecido pode substituir o sentido intuitivo de equilíbrio do olho.
Por que Equilíbrio?  Por que o equilíbrio pictórico é indispensável? Deve-se lembrar que, tanto visual como fisicamente, o equilíbrio é o estado de distribuição no qual toda a ação chegou a uma pausa. Numa composição equilibrada, todos os fatores como configuração, direção e localização, determina-se mutuamente de tal modo que nenhuma alteração parece possível, e todo assume o caráter de "necessidade" de todas as partes.
É apenas aparentemente paradoxal afirmar que se pode expressar desequilíbrio somente por meio do equilíbrio, da mesma forma que se pode mostrar desordem pela ordem ou separação pela ligação.
Peso: Duas propriedades dos objetos visuais exercem influência particular no equilíbrio: peso e direção. No mundo de nossos corpos chama-se peso a intensidade da força gravitacional que atrai os objetos para baixo. Pode-se observar uma atração semelhante, para baixo, nos objetos pictóricos e escultórico, mas o peso visual manifesta-se em outras direções também.
Tudo o que se pode dizer é que o peso é sempre um efeito dinâmico, mas a tensão não necessariamente orientada ao longo de uma direção dentro do plano pictórico.O peso de um elemento aumenta em relação a sua distância do centro.
Um  outro fator que influencia no peso é a profundidade espacial. Quanto maior for a profundidade alcançada por uma área do campo visual, maior será seu peso. O peso também depende do tamanho. Os outros fatores sendo iguais, o maior objeto será o mais pesado. Quanto à cor, o vermelho é mais pesado do que o azul, e as cores claras são mais pesadas do que as escuras.  Uma área preta deve ser maior que uma branca para contrabalançá-la; isto se deve em parte à irradiação que faz com que uma superfície clara pareça relativamente maior.
Puffer descobriu também que o interesse intrínseco afeta o peso compositivo.  O isolamento favorece o peso. O sol ou a lua num céu vazio pesa mais do que um objeto de aparência semelhante rodeado por ouras coisas. A configuração parece influir no peso. A forma regular das figuras geométricas simples as faz parecerem mais pesadas.
Direção: Já se percebeu que se consegue equilíbrio quando as forças que constituem um sistema se compensam mutuamente. Tal compensação depende das três propriedades das forças: a localização do ponto de aplicação, sua intensidade e direção. Vários fatores determinam a direção das forças visuais, entre eles à atração exercida pelo peso dos elementos vizinhos.
A direção da forma pode ser equilibrada pelo movimento em direção a um centro de atração.
Padrões de equilíbrio:  Pode-se obter o equilíbrio visual de maneiras infinitamente diferentes. O mero número de elementos pode variar de uma figura simples até uma tela com inúmeras partículas que cobrem o campo inteiro.
Com maior freqüência, um conjunto de muitas unidades leva em etapas da mais forte mais fraca. Uma simples figura humana pode ser organizada ao redor de centros de equilíbrio secundários: no rosto, no colo, nas mãos. O mesmo é válido para a composição total.

Alto e baixo:  A força da gravidade dominando nosso mundo faz-nos viver no espaço no qual a dinâmica varia com a direção. Levantar significa sobrepujar a resistência – é sempre uma vitória. Descer ou cair é render-se à atração de baixo, e por isso experimenta-se a submissão passiva. Conclui-se desta desigualdade de espaço que diferentes localizações são dinamicamente desiguais.
Um objeto de um certo tamanho, forma ou cor, visualmente terá mais peso quando colocado mais alto. O equilíbrio na direção vertical não pode ser conseguido colocando-se objetos iguais em diferentes alturas. O mais alto deve ser mais leve.  Se alguém quiser que as duas metades pareçam idênticas, deve fazer a parte superior mais curta. Peso suficiente na parte inferior faz o objeto parecer solidamente arraigado, seguro e estável.
Direita e esquerda: Tanto o homem como o animal são criaturas suficientemente bilateral para ter dificuldade na distinção entre esquerda e direita, b de d. Os quadros são "lidos" da esquerda para a direita, e naturalmente a seqüência muda quando o quadro se inverte. Qualquer objeto pictórico parece mais pesado no lado direito do quadro.
Quando dois objetos iguais são apresentados nas metades esquerda e direita do campo visual, o da direita parece maior. para que eles pareçam iguais o da esquerda tem que ser aumentado de tamanho. Quando a cortina sobe no teatro, a tendência da platéia é olhar para seu lado esquerdo primeiro e identificar-se com os personagens que aparecem naquele lado.
A visão do lado direito deve ser mais articulada, o que explica por que os objetos que aparecem ale são mais visíveis. A atenção aumentada para o que se desenvolve à esquerda compensa essa assimetria, e o olho se move espontaneamente do lugar que primeiro chamou a atenção para a área da visão mais articulada.
O equilíbrio e a mente humana: Percebemos que o peso se distribui desigualmente em padrões visuais e que esses padrões são penetrados por uma flecha que aponta o "movimento" da esquerda para a direita. Isto introduz um elemento de desequilibro, que deve ser compensado se o equilibro deve permanecer. Compreende-se que o homem procura equilíbrio em todas as fazes de sua existência física e mental e que esta mesma tendência pode ser observada não apenas em toda a vida orgânica, mas também nos sistemas físicos,


O equilíbrio continua sendo a meta final de qualquer desejo a ser realizado, de qualquer trabalho a ser completado, qualquer problema a ser solucionado.



3 comentários:

  1. Olá Denise
    Obrigada pela visita,também estou te seguindo.
    Gostei de tudo que vi aqui.
    Bjs,tenha um feliz final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está perfeito!
    O equilíbrio nos direciona sempre para as melhores decisões!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir

  3. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Fiquei feliz por seguir-me!!!
    Obrigada,volte sempre e pegue o meu selinho de agradecimento!

    Beijos Marie.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!