outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Giz Pastel como proposta de ensino

A arte oferece inúmeras possibilidades para desenvolver o conhecimento do aluno, cabe ao arte-educador usar de metodologias que respeitem o meio em que a criança vive, o indivíduo é capaz de expressar-se sem falar nada, sem fazer gestos significativos, sem escrever, utilizando-se apenas das combinações de pigmentos para compor algo sobre um suporte. Dessa maneira, é possível expor aquilo que nem ele mesmo conseguiria expressar se fosse necessário utilizar a linguagem verbal, por exemplo.
Segundo Ferraz e Fusari (1993) a metodologia do ensino e aprendizagem em arte está relacionada ao direcionamento das atividades educativas e práticas de aulas artísticas e estéticas sendo concretizada em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas. Assim esse processo educativo na área artística deve ser discutido e reavaliado durante o planejamento.
Para Vasconcellos (1992) o conhecimento ocorre no sujeito como resultado de sua ação sobre o mundo seja uma ação motora, perceptiva ou reflexiva. A prática pensada enquanto práxis, atividade livre, criativa e auto criativa, leva ao conhecimento dialético tendo como princípio a necessidade de conhecer do homem em relação a algum material, para que este sirva de base para formação de conhecimento.
O giz pastel, como  proposta, pode ser estudado a partir do contexto histórico que envolve a arte e os artistas. Pode-se perceber que o uso desse material é recorrente entre os trabalhos artísticos desde o século XVI, se tivermos como exemplo os desenhos de Federico Barocci (1533-1612), pintor italiano que usou o giz pastel em suas produções e em trabalhos do século XXI como os de Hildebrando de Castro (1957) natural de Olinda.
Desse modo considerando o histórico do material em relação ao contexto da história da arte e como o seu uso foi empregado nesse percurso. É possível relacionar a sua produção e seu estudo no conteúdo presente no currículo da educação básica. Essa organização do conhecimento estabelece ligação com os demais conteúdos presentes no currículo a partir da 5ª série / 6º ano onde se tem a introdução dos elementos e recursos expressivos e a técnicas relacionadas às artes visuais (BRASIL, 1998, p.123).
De acordo com o exposto, a partir do Currículo da Educação Básica /2010, norteador das propostas das diretrizes curriculares para o ensino fundamental II de 2013, foi proposta à produção do giz pastel, material artístico que pode ser produzido de modo alternativo, vinculando sua produção e utilização a obras do século XVI ao século XXI, principalmente durante o século XIX no movimento Impressionista, época em que se têm evidências do uso do giz pastel pelos participantes desse movimento tendo como grande expressão os trabalhos de Edgar Degas (1834 – 1917).
O Impressionismo, conteúdo presente no currículo do Ensino Fundamental II é apresentado como um movimento artístico do século XIX caracterizado pela pesquisa artística, representação de cenas do cotidiano e liberdade para experimentação das cores.
A partir dessas ideias, pode ser levantada dentro do contexto artístico e histórico a importância da pesquisa e estudo do material, giz pastel, nos estudos da luz e seus efeitos bem como a representação do cotidiano. Essas características que envolveram os Impressionistas podem ser trabalhadas como temas atuais do cotidiano dos estudantes em produções com giz pastel.
Essa aproximação com a realidade está presente nas orientações curriculares quando se fala na educação com a perspectiva do desenvolvimento humano como um todo havendo uma integração do conhecimento com as experiências individuais e coletivas de cada estudante durante o seu percurso de aprendizagem. (BRASIL, 1998, p.20)

Tendo o aluno a possibilidade de criar e se expressar, através do giz pastel, poderá tornar-se mais capacitado para enfrentar os novos saberes com os quais entra em contato, desenvolvendo aptidões que o preparam para o mundo.

2 comentários:

  1. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabéns por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. great blog, very inspiring
    lets follow each other! just let me know and I will follow back :)

    - www.angelaah91.blogspot.nl

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!