outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Origem e o Significado do Presépio


O presépio é uma montagem com artefatos, que fazem alusão à ocasião do nascimento de Jesus Cristo, o menino Jesus fica na manjedoura ao centro, o presépio representa a localidade e os personagens bíblicos que estavam presentes neste significante momento cristão.

As fontes históricas nos descrevem que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua intenção era organizar o presépio explicando e demonstrando as pessoas mais simples como foi o nascimento de Jesus Cristo.

A tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa no século XVIII, em seguida, por outras regiões do mundo.
A montagem do presépio na época de Natal é tradição em várias regiões do mundo. Os mesmos variam em tamanho e materiais, existem presépios pequenos, grandes chegando algumas vezes até mesmo ao tamanho real. As peças podem ser confeccionadas de vários materiais como: madeira, argila, metal ou outros. O mais comum, hoje em dia, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. No entanto, encontramos igualmente presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Personagens Representados - Peças do Presépio

- Menino Jesus - É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.
- Virgem Maria - É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
- José - Pai do menino Jesus era um homem judeu
- Manjedoura com palhas em um curral - Local onde nasceu Jesus, o berço do salvador.
Burro e Boi ou ovelhas - Animais do curral representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.
Anjos responsáveis por anunciar a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador.
Estrela de Belém - Guiou os três Reis Magos para onde Jesus nasceu.
Pastores - Representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu, demonstrando a todos que Deus acolhe, sem se importar com a condição social.
Reis Magos - Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Vieram do Oriente conduzidos por uma estrela, assim chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.


Este lindo presépio é só imprimir e montar, dá tempo de fazer.... achei aqui



Figuras de Presépio Infantil

Figuras fofas de presépio infantil para decoupage, artesanatos, artes em mdf, artes digital e cartões de Natal.





Estes encontrei no blog

"Faça do seu coração um presépio vivo, cheio de amor e tenha um Feliz Natal!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!