outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Filosofia da Esperança


"E há esperanças, do derradeiro fim..."
Gosto de falar sobre esperança. Não porque essa seja uma palavra bonita e que transmite melhores perspectivas de futuro, mas porque sei que Deus é 
um Deus que surpreende os esperançosos. 

A esperança em si já é algo de muito curioso porque ela existe quando aparentemente não tem motivos para existir:     
                 "A esperança é o ato de ser feliz 
 sem a felicidade" (Berilo Neves).
Ela não é o mesmo que fé porque na fé repousa a certeza do que se não vê Hb 11:1. Na esperança repousa a incerteza do presente e do futuro de modo a não se abater pela impossibilidade de vir a existir o que não existe. Não há certeza, mas ânimo. Dessa forma, quem apenas espera, é possível que não alcance, mas morra na esperança de alcançar. Triste, não? Como pode a esperança ser motivo de frustração? É por isso que é verdade o ditado popular:
 "A esperança é a última que morre". De certo é que ela morre, ainda que tarde para os que tão somente esperam sem fundamento firme. Como resolver essa terrível contradição sobre esperança e morte?                           A resposta, está na Bíblia.
"Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência" Rm 4:18
E quando vi: "esperando contra a esperança" pensei: O que isso quer dizer? Como pode alguém ser contra a esperança e ainda assim esperar? Eis a resposta!
É que Abraão não estava apoiado na esperança, mas na fé! Sem a fé, nada de milagres!
É possível ter esperança e não alcançar, mas é impossível ter fé e fazer morrer a esperança! Sobretudo, é necessário ter fé em todo o tempo para permanecermos animados e amparados pela certeza do que é e do que há de vir.
E o que ainda se revela nessa filosofia sobre esperança é que ela precisa desesperadamente estar aliada a fé, como irmã gêmea, gerada no mesmo seio, parida de igual parto:
 " Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior desses é o amor" I Cor 13:13. Esperança sozinha é como passageiro em estação fantasma: 
O trem nunca chega, mas você está lá olhando para o além cheio de nuvem e neblina e sem bilhete de passagem porque não sabe para onde vai nem quando vai, mas o fato de viajar te anima, então você permanece lá e é possível que até o fim dos dias. Isso é muito desesperançoso, não? É um paradoxo: A esperança prolonga a espera e desespera se estiver desacompanhada da fé.
" Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverante" Rm 12:12
Calma não se desespere, não perca a esperança! Lembre-se ela é irmã gêmea da fé, da mesma família do amor e necessitamos ter esperança. A grande diferença está em não desistir da fé enquanto espera. Foi assim que Abraão alcançou a promessa de ter um filho e ser pai de nações.
" Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel" Hb 10:23 Aleluia!
Deus não esquece os que O buscam através da fé mantendo firme a esperança.Esperança é a Tiqvah, a corda pendurada da porta da meretriz Raabe que a salvou da morte com toda sua família. E o segredo: Não somos nós que seguramos a corda é Ela que nos sustenta. Esperança é a conversão de vale de Acor em Porta de Esperança. Esperança é Cristo Jesus nos fazendo esperar com alegria e certeza aquilo que não vemos. Esperança e fé se traduz em milagre. Milagre rima com felicidade.
  Seja feliz!
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, Revista e corrigida. Almeida, J.F da SBB.- Wilma Rejane

2 comentários:

  1. Que lindo este texto, acredita que eu estou lendo um livro de auto ajuda, justo sobre a Felicidade...



    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  2. Que bom, este post fiz num momento de duvida... de onde vem está felicidade???? Mas, fiquei realmente muito alegre e feliz, com seu comentário. Também gosto de leitura de auto ajuda, qual autor estas lendo? Qual titulo?...

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!