outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

quarta-feira, 24 de abril de 2013

24 de Abril - Dia do Chimarrão e Churrasco

Chimarrão, churrasco, peão,prenda, guri, pingo,  mais um  sotaque danado, assim é meu povo....  gaúcho tradicional, este é um dos muitos diferenciais deste povo.  
Falou gaúcho, pensou chimarrão e churrasco?
Quer saber como fazer um bom chimarrão e um delicioso churrasco, é só perguntar para qualquer piá, pois,  aki a tradição passa de geração para geração, de pai para filho e desde pequenito prendinhas e guris aprendem as tradições.  
Hoje é o dia do chimarrão e churrasco, data instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa, o dia 24 de abril, em homenagem a fundação do CTG 35, de Porto Alegre, é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. 
A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, porque, nesta data, em 1948, nascia o imortal CTG 35.
Recomendo a todas amigas e amigos do Porto, visitarem o blog Rogerio Bastos, lá ele fez um post maravilhoso sobre Churrasco e Chimarrão, que começa assim...
..."   "Churrasco" é um termo que aparece, originariamente, tanto no idioma espanhol quanto no português e em ambos se referem à porção de carne, ou pequeno animal, sem tempero, assados geralmente ao calor da brasa, em espeto ou sobre grelha.
                      Segundo João Cezimba, patrono do tradicionalismo gaúcho,  o churrasco é definido como a alimentação rio-grandense, especialmente do homem rural, e  era tão simples quanto substancial...." 


 fonte: Aki
olha que churrasco...
este gaúcho, é meu filho, e o churrasco que ele faz é delicioso!!!
churrasco feito só por guris em Panambi...
Este, churrasco, foi na Festa de Santa Luzia....
olha que maravilha!!! foi um almoço perfeito! 

Na companhia de amigos muito querido!!

O Chimarrão

O chimarrão é montado com erva-mate moída, adicionada de água quente(sem ferver). Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor que varia do verde ao amarelo-palha, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos, outros mais encorpados, vendidos a diversos preços. O predomínio de folhas ou talos em sua composição, bem como sua granulometria varia de região para região.
Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira ou do porongo, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouroprata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher (no caso do porongo) ou no de uma esfera (no caso da cuieira). Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente mal vista.
O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de seis a nove milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento, em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e, na extremidade superior, um bocal, muitas vezes executado em ouro.
olha que imagem...
 Quem quiser aparecer para tomar um Chimarrão aqui no Porto, é só combinar!

Um comentário:

  1. Adoro churrasco e também gosto de chimarrão... ADOREI a postagem e as fotos :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro).
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!