outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

quinta-feira, 23 de maio de 2013

7 benefícios da convivência com animais

Os animais proporcionam companhia e afeto a pessoas e famílias, mas estudos recentes revelam que cuidar de um animal também traz benefícios para a saúde.

1. Diminuição do risco cardíaco
animais-convivências-beneficios
Segundo um relatório da Associação Americana do Coração, ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Testes determinaram que uma pessoa que sai para passear com seu cachorro cumpre 54% dos níveis recomendados de exercícios diários, favorecendo o funcionamento do sistema cardiovascular. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de Sydney recomendam que as pessoas caminhem com seus cães no mínimo de 150 minutos por semana. Além de manter o coração saudável, a caminhada melhora a disposição.

2. Redução do estresse
Fazer carinho em um animal melhora a disposição e reduz o estresse
Outros estudos sugerem que acariciar um animal reduz os níveis de estresse. Isso ocorre porque, ao passar a mão pelo corpo do animal, nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Esse processo gera uma sensação de calma e bem-estar em ambos, homem e animal. Da mesma forma, brincar, passear ou interagir com os bichos ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental, o que conduz diretamente ao próximo item.
animais-convivências-beneficios-crianças-idososesta sou eu e meu amadinho, "Titinho" tenho um post aki, só dele.
3. Mais disposição
Enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem.
Minhas cachorras, Lolah uma  pastor alemã super charmosa e Dindher, uma pinter que está velinha, mas é meu xodó e claro o "Titinho" sempre  fazendo posse para foto!!!
4. Fortalecimento do sistema imunológico
Pesquisadores da Finlândia comprovaram outros aspectos: na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma. Para demonstrar isso, os pesquisadores acompanharam 397 crianças do nascimento até completarem um ano, registrando a frequência da convivência com animais.
Os resultados indicaram que as crianças que mantinham mais contato gozavam de um sistema imunológico mais forte e corriam menos riscos de sofrer de uma doença respiratória infecciosa.
Animais trazem benefícios a saúde das crianças
Este lindo bebe é a Laura e sua gatinha Safira, sua mamãe Lidia, deixou no face o seguinte depoimento: 
"...esse tipo de amor que é puro.. quando todos criticavam a história de ter gatos e um bebe... tinha que ver o carinho da Safira com a Laura... algumas lambidas na orelha... garradinha no braço o tempo todo... fiquei muito feliz de ver essa cena"
5. Apoio a diabéticos
Cães podem também beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Ocasionalmente, os diabéticos experimentam uma queda do nível de glicose no sangue, mas podem não detectá-la a tempo. No entanto, esses cães podem farejar o odor produzido por essa alteração química e avisar o dono. Existem até organizações de treinamento de cães para essa finalidade, como a Dogs for Diabetics. Cães treinados podem detectar uma queda no nível de glicose e alertar pacientes diabéticos.

6. Aumento da expectativa de vida
Em geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Diversas pesquisas estudaram grupos de pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana e tinham animais em casa: a taxa de sobrevivência foi maior no primeiro ano.
Para esses pacientes, a ideia de voltar para casa e contar com a companhia e afeto de seus bichos aumentava a sensação de bem-estar, que se traduzia em uma maior expectativa de vida.

7. Aumento da interação social e concentração
Animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Os donos precisam alimentar os animais, banhá-los e levá-los para passear; ocupar-se dessas tarefas pode ajudar as crianças com TDAH a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.
Um estudo publicado no American Journal of Public Health revelou que a exposição ao ar livre – que ocorre nos passeios com animais de estimação – pode reduzir os sintomas do déficit de atenção nas crianças. Outro benefício consiste em adotar um animal abandonado. Em todo o mundo, instituições e abrigos fazem campanhas para encontrar um novo lar para cães e gatos. É uma forma maravilhosa de se sentir feliz. Eu adotei três gatos, e posso dizer que me ajudaram muito e deixam meus dias super alegre....
Adote um bichano, tenho certeza que vc vai adorar!!!!
Existe melhor remédio para uma criança que passear com seu cachorro na praia ou parque?
Se gostou do meu post, me recomende no G+1. 

6 comentários:

  1. Ooi anjo <3
    Vi seu blog na lita do Siga-me e resolvi visitar, tenho que admitir que amei.
    Estou seguindo e esperando sua presença la no meu cantinho! Beijoos!
    --> http://girlswithstyles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente são regras que fazem toda a diferença na vida da gente... adorei o post parabens...tenha um otimo fim de semana...bjs
    www.casapink.com

    ResponderExcluir
  3. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também......
    mariasouzaflordelotus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, tudo bem?
    Passei aqui para conhecer seu blog, está lindo. Gostaria de convidar vc a conhecer o meu também, estou seguindo o seu se puder me siga de volta, obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  5. ola seu blog ta show de bola....parabens muito sucesso e um agrande abraço se poder visiat o meu agradeço denise...

    ResponderExcluir
  6. Lindo o teu blog, me apaixonei e já estou te seguindo. Queria te convidar para conhecer o meu cantinho, espero que gostes meujardimdecroche.blogspot.com.br
    Um grande beijo,
    Jeanne

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu recadinho...Deus te abençoe!!!!