outubro

horas

Agora são: horas e minutos - Seja bem-vindo ao Porto das Reliquias

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Caixinhas de Leite Recicladas e Lindas !!!

Recebi um pedido bem especial de uma nova amiga, ela me comentou que possui muitas cx de leite, mas não sabia como aproveitar.
Então, falei das artes que meu filho fez com cx tetra, poderia ter ficado por ai, mas tenho um probleminha: o bichinho da reciclagem não me deixa... sai em busca de varias ideias para as cx da amiga...
deixo aki algumas reciclagens bem bonitas!!!


 Este porta-caneta, foi meu filho que fez, com cx de leite, e figuras de um livro escolar antigo, que estava indo para lixo, as cantoneiras, são de plastico vieram nas caixa dos moveis de minha cozinha, como apoio.
 neste outro, ele usou caixas de leite, rolos de papel higiênico, caixas de leite condensado, e para base um pedaço de tábua, tudo reciclado... e agora reutilizado na organização do material de artesanato... detalhe, a tinta é spray, usamos Colorgin.
adorei este porta-trecos da Maria Reciclona...
aqui uma caixinha para chá, um mino.
adorei estas caixinhas, e dá de usar para lembrancinhas..
nossa, essa ficou linda... 
 como sacolinhas para presente...
olha que graça..


casinha de passarinho...
lindo!!!
..Entre todo lixo consumido apenas uma em cada quatro caixas de leite é reciclada em todo país, o restante vai parar em aterros sanitários, um desperdício para o meio ambiente. As embalagens chamadas longa vida são altamente recicláveis. 
A reciclagem é uma das maneiras de resolver os problemas não só das caixinhas e latas de leite, mas de todo o lixo no geral. .
Depois, colocarei mais sugestões.
RECICLA!!! 
Se gostou do meu post, me recomende no G+1. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

24 de Abril - Dia do Chimarrão e Churrasco

Chimarrão, churrasco, peão,prenda, guri, pingo,  mais um  sotaque danado, assim é meu povo....  gaúcho tradicional, este é um dos muitos diferenciais deste povo.  
Falou gaúcho, pensou chimarrão e churrasco?
Quer saber como fazer um bom chimarrão e um delicioso churrasco, é só perguntar para qualquer piá, pois,  aki a tradição passa de geração para geração, de pai para filho e desde pequenito prendinhas e guris aprendem as tradições.  
Hoje é o dia do chimarrão e churrasco, data instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa, o dia 24 de abril, em homenagem a fundação do CTG 35, de Porto Alegre, é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. 
A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, porque, nesta data, em 1948, nascia o imortal CTG 35.
Recomendo a todas amigas e amigos do Porto, visitarem o blog Rogerio Bastos, lá ele fez um post maravilhoso sobre Churrasco e Chimarrão, que começa assim...
..."   "Churrasco" é um termo que aparece, originariamente, tanto no idioma espanhol quanto no português e em ambos se referem à porção de carne, ou pequeno animal, sem tempero, assados geralmente ao calor da brasa, em espeto ou sobre grelha.
                      Segundo João Cezimba, patrono do tradicionalismo gaúcho,  o churrasco é definido como a alimentação rio-grandense, especialmente do homem rural, e  era tão simples quanto substancial...." 


 fonte: Aki
olha que churrasco...
este gaúcho, é meu filho, e o churrasco que ele faz é delicioso!!!
churrasco feito só por guris em Panambi...
Este, churrasco, foi na Festa de Santa Luzia....
olha que maravilha!!! foi um almoço perfeito! 

Na companhia de amigos muito querido!!

O Chimarrão

O chimarrão é montado com erva-mate moída, adicionada de água quente(sem ferver). Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor que varia do verde ao amarelo-palha, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos, outros mais encorpados, vendidos a diversos preços. O predomínio de folhas ou talos em sua composição, bem como sua granulometria varia de região para região.
Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira ou do porongo, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouroprata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher (no caso do porongo) ou no de uma esfera (no caso da cuieira). Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente mal vista.
O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de seis a nove milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento, em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e, na extremidade superior, um bocal, muitas vezes executado em ouro.
olha que imagem...
 Quem quiser aparecer para tomar um Chimarrão aqui no Porto, é só combinar!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Acho o máximo reciclar! E quando é com vidros....

Acho o máximo reciclar!!! 
E quando é com vidros, melhor ainda, pois não consigo jogar os que ficam vazios no lixo!!! 
Deixo aqui ideias, algumas são feitas por mim outras tiradas da net e revistas, mas todas com o objetivo de reciclar e reutilizar vidros. 
São tantos no nosso dia a dia, vidros de café solúvel, conservas, geleias, leite de coco, de mel, compota,  de molho de tomate,  vidros  de tudo-e-mais-alguma coisa....
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrosolha a coleção aki de casa...
O Desafio: reciclar e reutilizar todos!!!
Com vidros de café, fiz conjunto para o banheiro, foi show de organização, uso para cotones, algodão e pinças. Agora não perco mais nada!!!
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrospost completo  Aki
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidros
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidros
este oratório, fiz muito rápido, para escola de meu filho, post aki

 Que tal transformar os vidros em  vasos de flores?

É uma decoração  barata  que produz um efeito encantador em sua casa!Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidros

vidro vazio, arreia colorida, flores e fuxico, assim criei um vaso para minha cozinha...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrosVidros, revestidos com renda, e detalhes em sisal...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrosReciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidros estas são garrafinhas de água...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrosapenas colocando rótulos coloridos, nos potinhos de pate, vidros de conserva e garrafinha de leite de coco, e está feita a decoração para um belo jantar!!!
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros-artesanato vidrospassando um pedaço de arame na borda do vidro deixando com alça...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros
este eu adorei!!! arreia colorida e palitos com corações de feltro, ficou lindo!!
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrospara organizar o churrasco ou lanche da garotada, vidros com tecido coloridos servem para organizar os talheres!
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros
 ideia genial, para fios e fitas...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrosolha que fofura, vidrinhos de geleia, forrados com renda...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrospara o natal...
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrosuma gracinha, organizador para o quarto da garotada.
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros
como porta-retratos ficam ótimos, dá até para usar em  decoração de festas.
 Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrosesta vou adotar aki em casa, garrafinhas para guardar botões, ficaram lindas decoradas.
 Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidroslindos estes potes, feitos com fita adesiva colorida.
 Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrospara pic-nic, praia, ou servir o suquinho da garotada, deixando uma lição de reciclagem... 

Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros Abajur,  feito com potes de vidro reutilizados, é simples, um buraco é perfurado na tampa do pote, e um soquete de lâmpada com um cabo de força alimenta a lâmpada.
 Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidros Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrospotes, velas e lã
Reciclagem-vidros- reutilização-de-vidrosReciclagem-vidros- reutilização-de-vidros
vidros de conserva, cola e miçangas, pode ser até com continhas de bijus ou aqueles colares sem uso.... olha que efeito!!!!
Vou fazer estes, tenho miçangas de colares.... reutilizar é tudo de bom!!!! 
Se gostou do meu post, me recomende no G+1